Suas notícias em primeira mão

Curionópolis – DESCASO DO GOVERNO DO CAMAROTE

0

NOTA DO SINTEPP

O descaso do Governo municipal nas escolas da rede pública municipal de ensino deverá refletir nos índices do IDEB deste ano. Não há como termos, efetivamente, resultados positivos sem os recursos didáticos mínimos para que os profissionais do magistério sejam facilitadores e determinantes no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) reúne os conceitos de fluxo escolar e desempenho dos alunos da Educação Básica nas avaliações em larga escala do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), com o intuito de avaliar a qualidade de ensino no Brasil.

Não obstante uma “maquiagem” realizada em 2017, com pinturas e trocas de telhas, é bem verdade que os problemas estruturais das Escolas da Rede Pública com mais de 2 (dois) anos já retornaram. O SINTEPP avisou que eram insuficientes. A pintura não é mais a mesma, as quadras esportivas continuam descobertas, bem como nenhum laboratório de informática foi construído e nenhuma biblioteca inaugurada.

Todos sabemos, como educadores, que não há milagres sem os investimentos e as políticas públicas que proporcionem um ambiente adequado aos estudantes e aos trabalhadores em educação.

A Escola Nossa Senhora das Graças é uma situação ainda pior, faltam pincéis, papéis, impressora para imprimir os recursos pedagógicos, salas sujas, quadra com capim e banheiros imundos. Nessa esteira, verifica-se que o problema não é somente do governo, mas de gestão escolar, ou seja, da direção que sequer envia memorandos para resolver uma situação cotidiana e meramente administrativa.

Ademais, na Escola Juscelino Kubitschek, os ventiladores quebrados, neste clima quente de setembro, interferem na qualidade de ensino e aprendizagem. O professor, infelizmente, não possui as condições de trabalho mínimas para que sua prática pedagógica seja efetivada com qualidade. Os alunos reclamam do calor e a SEMED ignora.

Portanto, constata-se a necessidade de uma transformação na realidade da educação em Curionópolis, com mais investimentos na infraestrutura das escolas e na formação continuada dos docentes.

Enquanto o governo promover queima de fogos de artifícios nas festas de camarote, em detrimento da real importância da cobertura de quadras, inauguração de bibliotecas nas escolas, climatização das salas e disponibilidade de recursos mínimos para a prática pedagógica, o IDEB irá refletir, com números, o fracasso de uma gestão que não prioriza a educação como deveria obrigatoriamente.

Fonte:Coordenação do SINTEPP – Subsede Curionópolis

Comentários
Loading...