CIDADES DO SUDESTE PARAENSE DECIDEM PROIBIR ACESSO AS PRAIAS NO MÊS DE JULHO

Com a proximidade do verão que inicia partir do mês de julho, vem a expectativa dos veranistas para curtir as praias, mas esse ano será diferente dos anteriores. Por causa da pandemia algumas cidades do sudeste do Pará decidiram proibir o acesso de pessoas nesses locais.

 

Após vídeo conferencia realizada entre o Ministério Público do Pará (MPPA) e 12 prefeitos da região sudeste, ficou definido o fechamento das praias em julho nos municípios de Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu e Xinguara.

 

O verão acaba atraindo diversas pessoas as praias e balneários, muitas deixam a cidade de origem para curtir esses ambientes em outros municípios, o que acarretaria aglomerações, o que poderia acelerar a disseminação da doença nos municípios que nesta época do ano atraí turistas aos pontos turísticos das cidades. A grande preocupação deve-se a não capacidade do sistema de saúde para suportar um surto da doença na região. Com apenas 18 leitos para atender os municípios do Sudeste do Pará, o Hospital Regional do Araguaia hoje teria capacidade limitada para o atendimento de pacientes.

 

De acordo com os prefeitos que participaram da reunião virtual com o MPPA, eles não conseguiram controlar os banhistas nos locais e nem fiscalizar devido à distância entre elas. Eventos que atraiam multidões nas praias nesta época do ano foram cancelados, como é o caso da Prefeitura de Xinguara, que cancelou todos os eventos que ocorreriam na Praia do Pontão.

 

Os promotores querem solicitar ao Governo do Estado que adote medidas para reforçar a fiscalização nas praias no período do veraneio. O funcionamento de bares e restaurantes por alguns municípios, é visto com preocupação e foi um ponto polêmico da reunião, pois, a maioria dos prefeitos é contra impedir o funcionamento dessas atividades.

 

Participaram da reunião os promotores de justiça, prefeitos, secretários de saúde, secretários de administração, procuradores municipais e representantes da Defesa Civil dos municípios de Xinguara, Água Azul do Norte, Redenção, Sapucaia, São Félix do Xingu, Santana do Araguaia, Ourilândia do Norte, Conceição do Araguaia, Floresta do Araguaia, Santa Maria das Barreiras, Cumaru do Norte e Tucumã.

 

Com Informações: G1 Pará

Relacionadas