CASAMENTOS E BATIZADOS SÃO SUSPENSOS POR TEMPO INDETERMINADO DURANTE A PANDEMIA

O casamento dos sonhos de toda noiva precisou ser adiado diante da pandemia, além do enlace matrimonial de muitos casais, mães que deram a luz este ano também terão que esperar para batizar os filhos. Isso porque os sacramentos do Batismo, Crisma, comunhão, Matrimônio e ordenações dificilmente serão celebrados durante a vigência da pandemia.

 

Assim como os sacramentos de cura, penitência, confições e unção de enfermos, que também foram suspensos pela Igreja católica como medida preventiva de combate ao novo coronavírus, conforme previsto pela igreja.

 

De acordo com o Padre Hudson Rodrigues, da Paroquia Cristo Rei de Parauapebas, uma das quatro paroquias existentes no município. Por mês a igreja católica chega a realizar dois batizados, onde cerca de 10 pessoas entre elas crianças, jovens e adultas que participam da cerimônia religiosa. Desde que surgiu a pandemia do coronavírus mais de oito batismos deixaram de ser realizadas e cerca de 80 cristões deixaram de ser receber o sacramento nesse período.

Tablóide Pará

“Logo de imediato que essa doença do covid-19 se alastrou pelo país, a igreja católica, mediante uma decisão própria dela, suspendeu todos os eventos litúrgicos com o povo, com assembleias. Isso foi uma medida para prevenir o povo, no sentido de cuidar do outro e também de si.” Destacou Padre Hudson Rodrigues.

Além dos batizados, as cerimonias matrimoniais também foram suspensas. Segundo o padre em media é realizado um casamento por fim de semana conforme a programação da Paroquia Cristo Rei, que conta com 14 comunidades. Maio por ser considerado o mês das noivas, a procura pela consagração matrimonial é maior.

 

“No mês de maio, que é considerado como mês das noivas a paroquia chega a realizar dois casamentos por fim de semana. Justamente porque muitos casais, por tradição preferem casar em maio.” Frisou Padre Hudson Rodrigues.

Tablóide Pará

Para se adaptar as mudanças na sociedade ocasionada pelo covid-19, e não deixar os fiéis sem a programação religiosa, a igreja passou a realizar as celebrações online. Os ensinamentos cristãos para crianças e jovens realizados nas catequeses, também ocorrem via internet.

 

Por: Hilda Barros

Relacionadas