Suas notícias em primeira mão

PARAUAPEBAS REGISTRA TRÊS CASOS DE SARAMPO E 120 ESTÃO EM INVESTIGAÇÃO POR SUSPEITAS DA DOENÇA

Neste fim de semana o município inicia a varredura vacinal contra o Sarampo a meta da Secretaria de Saúde é atingir 90% dos imóveis do município.

0

A Varredura Vacinal do Combate ao Sarampo terá início neste sábado (4), em Parauapebas. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é atingir cerca de 90% dos imóveis dos bairros da cidade, a ação deve ocorrer de 08h às 16h, durante os finais de semana do mês de julho, onde será ofertada a população a domicilio a vacina tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.

De acordo com o informativo epidemiológico, divulgado pela Secretaria de Saúde no dia 29 de junho, referente ao monitoramento dos casos de Sarampo revela que o município registrou três casos confirmados da doença, e 120 casos suspeitos estão em investigação, aguardando resultado laboratorial e dois que foram descartados.

“Crianças correm um maior risco para desenvolver complicações graves da doença. Com a superação da meta, esperamos que seja registrada uma redução no número de casos nessa faixa etária”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Anna Carla Tomaz.

Por causa da pandemia o atendimento irá ocorrer de casa em casa, onde os profissionais de saúde além de imunizar a população também irão orientar para os cuidados com a doença. A Diretora da Vigilância em Saúde reforçou ainda da conscientização da comunidade em relação ao trabalho dos servidores neste momento, todos estarão devidamente identificados.

“Contamos com a ajuda da população, abrindo seus lares para a equipe que estará devidamente identificada e capacitada para realizar o bloqueio vacinal em todos os moradores das residências visitadas. Todas as vacinas são gratuitas”, ressalta a coordenadora de Imunização, Núbia Lima.

Em caso de duvidas de como diagnosticar a doença, a população deve buscar orientação junto aos profissionais de saúde reforçou o Secretário de Saúde de Parauapebas.

“É muito importante que, em caso de dúvida, os munícipes procurem auxílios dos profissionais da Saúde, que estão à disposição, ofertando um atendimento de qualidade e humanizado para os cidadãos”, reforça o Secretário Municipal de Saúde, Gilberto Laranjeiras.

Campanha

No mês de fevereiro do ano de 2020, ocorreu a Campanha Nacional de Combate ao Sarampo, meta estabelecida para a campanha foi alcançada, desde então a Prefeitura mantém os postos de vacinação abastecidos para que as pessoas possam se imunizar, e vem frequentemente intensificando ações para que os munícipes procurem um posto de vacinação e se proteja da doença.

Quem tomar a primeira dose precisa retornar aos postos de saúde 30 dias depois para se submeter à segunda dose. Para quem já foi vacinado e tem comprovação na carteira não há necessidade de novas doses.

Bairros que receberão a ação:

• 04 e 05 de Julho – Cidade Jardim, Paz e Primavera;

• 11 e 12 de Julho – Alto Bonito, Nova Carajás e Cidade Jardim;

• 18 e 19 de Julho – Betânia, VS10;

• 25 e 26 de Julho – Vs10 e Vila Paulo Fonteles.

 

Com informações: Ascom-PMP

Comentários
Loading...