Programação oficial do XVII Festival Jeca Tatu foi lançada com sucesso

27 agremiações juninas vão fazer a festa nas categorias de salão, estilizada e caipira

O lançamento do maior festival junino do sudeste do Pará ocorreu na noite desta sexta-feira, 6, na Concha Acústica de Parauapebas, onde foram entregues os cheques simbólicos dos patrocinadores das quadrilhas juninas. Este ano, o XVII Festival Jeca Tatu, que ocorrerá de 26 a 30 de junho, na Praça de Eventos, homenageará os sanfoneiros do município.

O secretário de Cultura, Saulo Ramos, falou sobre a expectativa para o festival. “Hoje foi um dia de pontapé inicial em grande estilo. Pelo que aconteceu aqui dá pra ter uma noção do que vem aí. Vamos fazer uma festa muito bonita, com muito talento, quadrilhas maravilhosas e a participação de jovens que amam o que fazem”, garantiu.

Representantes da Câmara Municipal também prestigiaram o evento. “Uma festa belíssima, tradição em nossa cidade. Estou feliz com a participação dos brincantes e quero parabenizar o governo municipal por toda essa estrutura maravilhosa”, disse a vereadora Joelma Leite, que tornou o Jeca Tatu patrimônio cultural e imaterial do município, por meio de projeto de lei.

“O Jeca Tatu deste ano é especial. Todo ano esse festival tem um enrredo. O carnaval já foi assim, feito por artistas daqui e este ano o festival está homenageando sanfoneiros locais. A cultura cria a identidade. Uma sociedade sem identidade não é nada. Hoje estamos trabalhando muito a possibilidade do turismo, e a cultura pode ser a grande fonte de atração para o turismo”, frisou o vereador Luiz Castilho.

Economia

O presidente da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (LIAJUP), Bil, destacou a contribuição do evento para o aquecimento da economia local. “Nossa quadrilha é diferenciada. O festival é completo. Hoje temos costureiras, pintores, artistas plásticos, compramos todos os materiais aqui no nosso município e a mão de obra também é dos munícipes. Então ele movimenta bastante a economia local”, pontuou.

Os jovens quadrilheiros também participarão das oficinas de confecção de cenário. Eles serão responsáveis por montar a cenografia da festa. As oficinas serão ministradas por instrutores da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult). Cada jovem participante receberá uma bolsa no valor de 300,00. “É uma satisfação muito grande participar e apoiar o município de Parauapebas em um evento tão bacana e tão importante”, disse o gerente regional de sustentabilidade Norte da Vale, Jose Carlos de Sousa, patrocinadora oficial do evento.

O prefeito Darci Lermen destacou que o município dispõe de infraestrutura adequada para receber os visitantes que desejam curtir o festival: “Queremos entrar no mapa das comemorações juninas do nosso Brasil, por isso, temos que continuar sendo grandes como somos. Vem pro peba. Aqui temos bons hotéis, bons restaurantes e pessoas carinhosas que vão receber bem o povo de todas as regiões”.

Texto: Rayssa Pajeú

Fotos: Felipe Borges

Relacionadas