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COM A CHEGADA DO VERÃO SAIBA COMO MANTER A SAÚDE EM DIAS MESMO DIANTE DA PANDEMIA

A nutricionista Wisliene Pinheiro esclarece a importante incluir na alimentação verduras, legumes e frutas naturais ou regionais, ela cita ainda uma serie de alimentos que ajudam a manter a saúde mais saudável, principalmente nesse período de pandemia.

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Uma boa alimentação no verão em tempos de pandemia ainda é a melhor saída para manter a saúde em dias. De acordo especialistas não existe evidencias comprovadas sobre superalimentos, supernutrientes, dietas específicas, shots fortalecedores, sucos ou sopas capazes de prevenir ou combater o novo coronavírus. Mas é necessário que a pessoa adote um habito alimentar saudável, para isso é preciso inserir na alimentação nutriente necessária ao bom funcionamento do corpo, com atenção especial aos nutrientes que ajudam aumentar a imunidade.

A Nutricionista ‎Wisliene Pinheiro esclarece que é importante incluir na alimentação verduras, legumes e frutas naturais ou regionais, ela cita ainda uma serie de alimentos que ajudam a manter a saúde mais saudável, principalmente nesse período de pandemia, entre elas o maxixe, cariru, jerimum, cenoura, feijão verde, manga, banana, laranja, mamão, jambo, biribá, tucumã, pupunha, entre tantos outros.

A vitamina D, também não pode faltar de acordo com Wisliene Pinheiro “Tomar banho de sol nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, por 20 minutos auxiliar na saúde dos ossos, no sistema imunológico dentre outros benefícios. Manter o consumo de água diária pelo menos 3 litros de água, para um bom funcionamento dos rins”. Frisou.

Já a vitamina C também é essencial para o organismo e tem efeito antioxidante comprovado, auxiliando na imunidade. No entanto, quando ingerida em grandes quantidades, o excesso é eliminado pela urina, pois essa vitamina é hidrossolúvel. Além disso, a ingestão excessiva pode aumentar o risco de cálculo urinário (“pedra nos rins”).

“É importante lembrar que é possível alcançar a necessidade desta vitamina por meio da alimentação. Suas principais fontes são frutas cítricas, como o limão, a laranja, a acerola etc., e vegetais crus, como pimentão, por exemplo. Portanto, se você tem uma alimentação saudável, que tem como base alimentos in natura e minimamente processados, facilmente pode desfrutar dos benefícios da vitamina C.” Destacou Wisliene.

Em relação ao consumo de polivitamínicos para melhorar minha imunidade, a nutricionista esclarece que a suplementação de vitaminas e minerais deve ser orientada e supervisionada por um especialista, que fará uma avaliação prévia da alimentação do paciente e seu estado nutricional. “Lembre-se que o excesso, tanto quanto a deficiência de nutrientes, pode prejudicar a saúde e, portanto, a imunidade. Mais importante do que comprar suplementos, é procurar manter uma alimentação saudável, variada e colorida, preferindo sempre os alimentos in natura no lugar dos alimentos ultraprocessados.” Esclarece.

No verão os cuidados cm a saúde exige mais atenção e a hidratação nunca é demais, consumir bastante água neste período, evitar a exposição ao sol entre 11 as 14 horas. Manter a atividade física também é importante para o fortalecimento do sistema imunológico, ajuda a diminuir os riscos de doenças, melhora a circulação sanguínea e auxilia na perca de peso. “Lembrando que você pode fazer atividade ficava sem sair de casa e ainda está protegendo do novo coronavírus.” Reforçou Wisliene.

Muitas pessoas questionam se o consumo de bebida alcoólica, se pode aumentar o risco de pegar o coronavírus?

A nutricionista esclarece que o consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode resultar em prejuízos diversos ao organismo, afetando inclusive o funcionamento das células como leucócitos, monócitos e outras muito importantes no sistema imunológico. E, no caso da infecção pelo novo coronavírus é preciso considerar que o alto grau de estresse geral também prejudica a resposta imunológica.

E em relação à quantidade de álcool pode expor mais a pessoa ao coronavírus?
Apesar de não de recomendar consumo de álcool, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece como aceitável para pessoas saudáveis, o consumo diário de 1 dose para mulheres e 2 doses para homens. Essa dose corresponde a 1 lata de cerveja ou 1 taça de vinho ou 1 dose de bebida destilada como uísque ou cachaça.

O excesso o etanol compromete o sistema nervoso, podendo causar alterações psíquicas ou comprometer movimentos, reflexos e coordenação, eleva os batimentos cardíacos, aumenta a pressão arterial, causa lesões no sistema digestivo e compromete o pâncreas e o fígado, podendo evoluir para cirrose ou câncer. Então, você que é consumidor o melhor e evitar o consumo de bebidas alcoólicas, se caso consumir, importante ingerir bastante água para hidratar no dia seguinte.

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