Ações de conscientização e limpeza marcam o Dia Mundial da Limpeza em Parauapebas

Tablóide Pará

Participando pela primeira vez do Dia mundial da Limpeza, Parauapebas realizou uma série de atividades durante o final para marcar a data. Houve recolhimento de resíduos, mutirão de limpeza e o passeio ciclístico.

As ações coordenadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semurb) iniciaram pelo lago Nova Carajás, e se estenderam para o Vale do Sol com um mutirão de limpeza, com recolhimento de entulhos, galhadas e varrição. Pedro Severo, morador do bairro, aproveitou o mutirão para descartar o entulho que estava na sua casa, desde que concluiu uma obra.

“É muito bom esse trabalho de limpeza que a prefeitura está fazendo. Ajuda as pessoas, pois muita gente não tem dinheiro para pagar e precisam”, comentou o morador.

No domingo, 19, um passeio ciclístico reuniu a população com objetivo de chamar a atenção para a limpeza ambiental, digital e solidária. Com a hashtag “Eu cuido do meu quadrado”, a proposta é que todos realizem ações práticas dentro de casa, incentivem e propague mudança no seu espaço.

“Para nós da União dos Ciclistas de Parauapebas esse passeio é mais uma forma de chamar atenção para a limpeza da nossa cidade, das ruas. A gente sempre cultiva isso com o ciclista que por onde passar não jogar resíduos, manter a cidade limpa”, comentou a presidente da UCP, Rizzo Mota.

O ciclista Fábio Júnior participou da mobilização e destacou que a mensagem precisa ser propagada. “Para manter a cidade limpa é preciso ter uma consciência de preservação, devemos manter a cidade conforme a nossa casa, não jogar lixo, ter educação e propagar essa mensagem para outras pessoas”, destacou o membro da UCP.

Tablóide Pará

A programação segue até quinta-feira, 23, também conta com o Ecoponto instalado em frente à antiga Câmara na Cidade Nova. No local, podem ser descartados materiais recicláveis como: papel, papelão, plástico e óleo de cozinha.  A população ainda pode participar limpeza solidária, fazendo a doação de brinquedos, roupas e calçados diretamente na Semurb.

Texto: Liliane Diniz / Fotos: Renato Resende e Elienai Araújo

 

 

Relacionadas