Moção de Congratulação: Câmara de Parauapebas parabeniza escritor Avone José Araújo Rocha

Tablóide Pará

Autor do livro “À margem do projeto ferro Carajás”, entre outras obras, o escritor Avone José Araújo Rocha teve seu trabalho reconhecido pela Câmara Municipal de Parauapebas com a aprovação da Moção de Congratulação nº 7/2024, apresentada pelos vereadores Anderson Moratorio (PRD) e Aurélio Goiano (Avante) na sessão ordinária de terça-feira (4).

Natural do município de União, no estado do Piauí, Avone mudou-se para a então Vila Rio Verde, em 1983, antes da emancipação de Parauapebas. Além de escritor, é professor de História da rede municipal e estadual de ensino, pesquisador autônomo e membro ativo da Academia Parauapebense de Letras e da Associação dos Escritores de Parauapebas.

“É com imenso orgulho que esta Casa Legislativa presta esta justa homenagem a Avone José Araújo Rocha, enaltecendo o seu compromisso com a cultura e a história de Parauapebas. Que seu exemplo inspire novos escritores e que sua obra continue a iluminar as gerações futuras, perpetuando assim o legado cultural do nosso município. Parabéns, Avone Rocha, pelos seus relevantes serviços à comunidade parauapebense!”, enalteceram os autores na justificativa da proposição.

Para o escritor, a Moção de Congratulação é uma motivação para continuar com as pesquisas e registros da história de Parauapebas. “Esse pequeno reconhecimento sinaliza que as pesquisas que desenvolvo e que são transformadas em livros têm sua relevância, como o público leitor tem feito desde quando publiquei o ‘À margem do projeto ferro Carajás’”, enfatizou.

“À margem do projeto ferro Carajás”

Na Moção de Congratulação, os vereadores destacam entre as obras de autoria de Avone Rocha o livro “À margem do projeto ferro Carajás”, publicado em 2018, “que representa uma significativa contribuição para o registro histórico de Parauapebas”.

Para os parlamentares, a publicação “não apenas retrata os aspectos culturais e sociais da nossa cidade, mas também resgata memórias e narrativas que são essenciais para compreendermos a trajetória e a identidade do povo parauapebense”.

Moratorio e Goiano ressaltam ainda que o livro enriquece o acervo literário local e inspira reflexões sobre o passado, presente e futuro da cidade. “Avone Rocha, por meio de sua escrita sensível e meticulosa, oferece uma visão única e profunda sobre os desafios e conquistas enfrentados pela comunidade ao longo do desenvolvimento do Projeto Ferro Carajás”, destacaram.

Obras

  •  À margem do projeto ferro Carajás (2018);
  •  Uma contribuição à história religiosa de Parauapebas (2019);
  • Escritores Populares Locais, Histórias de Parauapebas e Memórias e Identidades (2020);
  • Peões de trecho em enraizamento na periferia do território do projeto ferro Carajás (será lançado em 21 de junho de 2024).

As obras podem ser adquiridas na Casa Livraria dos Escritores Locais, localizada no Mercado Municipal do Bairro Rio, no box 58, ou com o próprio autor. Basta entrar em contato pelo telefone/whatsapp (94) 981171184.

Texto – Nayara Cristina / Fotos: Elienai Araújo

Relacionadas